sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Celtic x Rangers:Católicos x Protestantes

Existem muitos clássicos apaixonantes no mundo do futebol, mas poucos reúnem todos os ingredientes do Old Firm de Glasgow. O confronto tem uma história sem igual, talhada por uma longa inimizade mútua que ultrapassa em muito o âmbito esportivo.
Em todo o mundo, mesmo as pessoas que sabem pouco sobre Celtic e Rangers já ouviram falar das rixas e dos tumultos que irrompem em Glasgow quando os dois times partem para a batalha.
Ficheiro:Oldfirm.jpg
Origens
"Um encontro amistoso." Ironicamente, foi assim que a imprensa escocesa descreveu o primeiro clássico de Glasgow. O
Rangers aceitou o convite para enfrentar o Celtic na partida inaugural do clube alviverde, no dia 28 de maio de 1888. Evidentemente, a cordialidade duraria pouco.
A rivalidade aumentou no mesmo ritmo que a hegemonia dos dois times na Escócia. De fato, a quantidade de torcedores e os cofres de ambos cresceram tanto que, em abril de 1904, um jornal muito popular fez um comentário malicioso sobre os lucros da "Velha Empresa Rangers-Celtic Ltda". Em inglês, "old firm" significa literalmente "velha empresa" e alude aos benefícios financeiros gerados pela contenda entre os dois gigantes de Glasgow. Desnecessário dizer que o apelido do duelo pegou.
A relação pode ter sido cordial no começo, mas as filosofias respectivas de cada clube tornaram o conflito inevitável. O Celtic foi fundado em novembro de 1887 por um padre católico irlandês com o único objetivo de financiar uma instituição de caridade dedicada a amenizar a pobreza da grande comunidade irlandesa de Glasgow. No entanto, também se esperava que o clube se transformasse em um símbolo de orgulho que congregasse os imigrantes oprimidos. Já o Rangers era o clube da elite e da maioria protestante da Escócia e, até 1989, manteve a política segregacionista de não contratar jogadores católicos.
O Rangers é um clube no qual boa parte de seus torcedores é devota do Anglicanismo, ou seja, seguidores político-religiosos da Rainha do Reino Unido. Sua torcida traz uma grande bandeira, onde está pintado o rosto da Rainha Elizabeth II, a atual líder anglicana, além de venerarem o UVF (grupo terrorista protestante do Ulster) e costumamente portarem bandeiras do Reino Unido nos jogos.

O Celtic, por sua vez, é o clube predileto dos escoceses de religião católica e dos irlandeses e descendentes residentes na Escócia, tendo milhares de torcedores entre os católicos das duas Irlandas. Sua torcida exibe uma bandeira alviverde com o retrato do falecido papa João Paulo II, costumando portar bandeiras da República da Irlanda e da Escócia. Os mais extremistas também exaltam o IRA (Exército Republicano Irlandês).

O começo da fase Violenta e a origem do apelido Old Firm


A fase violenta do clássico começou No segundo jogo da final da Copa da Escócia de 1909, com 60 000 espectadores no Estádio de Hampden Park, uma briga de enormes proporções entre torcedores dos dois clubes e também com a polícia, suspendeu a decisão e inaugurou a fase violenta deste confronto. A confusão iniciou-se por rumores de que os dois clubes, que já haviam empatado a primeira partida, teriam combinado nova igualdade no placar, pois haveria interesse de ambos em realizar um terceiro jogo para definir o campeão por interesses econômicos, com a venda de mais ingressos. O clássico receberia então o apelido de "The Old Firm", uma insinuação que ambos os clubes se beneficiariam financeiramente da antipatia mútua.

Em 1931, o jovem e brilhante goleiro do Celtic John Thomson morreu após sofrer uma lesão fatal na cabeça ao mergulhar nos pés de um atacante do Rangers, convertendo-se em uma figura trágica e emblemática do clube alviverde. Mas a pior catástrofe da história do clássico aconteceu em 1971. Enquanto o público deixava o Ibrox Park, 66 torcedores do Rangers morreram depois que uma das tribunas cedeu.

O lendário técnico do
Celtic Jock Stein deixou o vestiário para ajudar os feridos e expressou a esperança de que o fatídico episódio levasse a um novo comportamento na cidade. "Essa tragédia terrível tem de ajudar a conter a intolerância e o ressentimento nos jogos do Old Firm", apelou Stein à época.
Números

Desde o dia 28 de maio de 1888,aconteceram 549 partidas,com 235 vitórias do Rangers,179 vitórias do Celtic e outros 135 empates.O maior artilheiro da história do Old Firm é o ex-atacante  Robert Hamilton ex atacante do Rangers e um dos maiores idolos do clube,com 35 gols
O Jogo com maior público pagante da história aconteceu na final da copa da Escócia de 1969 quando 132.870 torcedores lotaram o Hampden Park para a decisão.

Títulos

Em toda a história,Celtic e Rangers ostentaram momentos de glorias e decepções.em 1967,o Celtic se tornou o primeiro time britanico a vencer a liga dos campeões derrotando a bi campeã Inter de Milão por 2 a 1 no estádio nacional de Lisboa com gols de Tommy Gemmell e Stevie Chalmers.Sandro Mazzola descontou para os italianos.até hoje,os jogadores são conhecidos como os "leões de Lisboa".
 
o time que jogou a final foi esse:
Abaixo um video com os melhores momentos da final

Depois,em 1970,o Celtic chegou mais uma vez na final mas desta vez perdeu do Feyenoord por 2 a 1 no San Siro,em Milão com gols de Rinus Israël e Ove Kindvall para os holandeses.o gol de honra do Celtic foi marcado por Tommy Gemmell.
 

Abaixo um video com os melhores momentos da final

No mesmo ano de 1967,o Celtic disputou a final da copa intercontinental contra o Racing da Argentina,campeão da Libertadores.o primeiro jogo aconteceu no Celtic park e os escoceses venceram por 1 a 0.no jogo decisivo,no el cilindro,em Avellaneda,o Racing venceu por 2 a 1 e ficou com o titulo.

abaixo,os videos dos 2 jogos da final

Depois,o Celtic chegou na final da copa da Uefa em 2003,e perdeu para o Porto por 3 a 2 em Sevilla
Já o Rangers chegou em três finais da antiga copa da UEFA. a primeira foi em 1961 contra a Fiorentina da Italia.no primeiro jogo,no Ibrox Park,em Glasgow,vitória da Fiorentina por 4 a 1.no segundo jogo,no Artemio Franchi,em Florença,outra vitória dos italianos,dessa vez por 2 a 0 com 2 gols de Luigi Milan.

6 anos depois,o Rangers enfrentou o Bayern de Munique em Nuremberg,na Alemanha.perdeu por 1 a 0 gol de Franz Roth.

5 anos depois,o clube escocês chegou em sua terceira final da copa da UEFA .desta vez,o adversário foi o Dynamo Moscou da Uniao Soviética.antes de chegar a final,o Rangers eliminou Rennes da França,Sporting de Portugal,Torino da Italia e o Bayern de Munique nas semi-finais
Já o Dynamo eliminou Olympiakos da Grécia,Eskişehirspor da Turquia,Estrela Vermelha da Iugoslavia e Dynamo Berlin nas semi-finais.

Na final,o Rangers mostrou a sua força e derrotou o Dynamo por 3 a 2 com 2 gols de Willie Johnston e outro de Colin Stein.Vladimir Eshtrekov e Aleksandr Makhovikov fizeram os gols para os sovieticos

O time que jogou a final foi esse:
já em 2008,o Rangers chegou em mais uma final da copa da Uefa.desta vez o adversário foi o Zenit da Rússia em Manchester.e o clube russo venceu por 2 a 0 com gols de Igor Denisov e Konstantin Zyryanov.
Curiosidades

Em 2008,aconteceu um fato insitado mas de união.Walter Smith e Ally McCoist,técnico e assistente técnico do Rangers,ajudaram a carregar o caixão de Tommy Burns,um dos idolos do Celtic e seleção escocesa e amigo pessoal de ambos

No Old Firm de 2008,o goleiro do Celtic,Artur Boruc,chegou a ser multado por fazer um sinal da cruz para os torcedores do Rangers.o atual treinador do Celtic,o norte Irlandes Neil Lennon,católico,chegou a receber uma carta bomba de torcedores do Rangers

Em 1987,o Rangers contrata o primeiro jogador não católico e não protestante da história:o judeu Avi Cohen.

Em 1989,o impacto seria ainda maior com a contratação do primeiro católico em mais de 100 anos na história:Maurice Johnson.ele era um ex jogador de sucesso pelo Celtic.foi detestado por ambas as torcidas:pelo Rangers por ser católico e pelo Celtic por ser considerado um "judas".diante de inúmeras ameaças de morte,teve que se exilar para os EUA.

Em 1992,o Rangers contratam os primeiros jogadores ortodoxos da história:Oleksiy Mykhailychenko e Oleh Kuznetsov

4 comentários:

  1. Putz
    e sua opinião sobre esses confrontos ....quais as conclusões finais .... tem introdução corpo meio e fim ???

    ResponderExcluir
  2. imagens desproporcionais .... ta uma vergonha..... seu blog kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Excelente material, com início, meio e fim. Também nos faz tirar boas conclusões acerca de suas respectivas origens até os motivos que os leva ao sentimento de forte rivalidade acima dos demais arquivais, ao justificarem a religião como motivação para tal. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. vai fazer o que sobre religião. A católica tem mais de 1900 anos a Anglicana em torno de 480. Só acho que a violência não deveria entrar . Já houve muita com Henrique VIII, mas se é assim, que torçam em paz. Que fique dentro das 4 linhas. Afinal são irmãos .

    ResponderExcluir