sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nacional x Peñarol:o clássico do Uruguai

.Este é sem dúvida,um dos maiores clássicos do futebol sulamericano.Nacional e Peñarol sempre lotam as arquibancadas do estádio centenário,em Montevideo.

Origens

Existem duas versões para o inicio do clássico.a primeira é que ambos se enfrentam desde 15 de julho de 1900 com uma vitória do CURCC(que seria o nome anterior do Peñarol)por 2 a 0 sobre o Nacional.a outra versão é a de que o primeiro confronto aconteceu no dia 14 de dezembro de 1913 com empate em 2 a 2 entre Nacional e Peñarol,clube que teria sido fundado por funcionarios que,antes militavam na CURCC mas teriam outra razão social.
Se analisarmos as 2 versões,veremos que o atual Peñarol foi fundado em 1891,mudando para o nome atual em 1913.portanto,é o clássico mais antigo do mundo.mas a segunda versão também é defendida(que o Peñarol foi fundado em 1913 como entidade independente do CURCC,que teria fechado as portas em 1915).portanto,essa é a discussão mais tensa do futebol uruguaio até hoje.

Números

Na história do confronto,já aconteceram 450 jogos,com 157 vitórias do Peñarol,144 vitóriasa do Nacional e outros 149 empates.desses 450 confrontos,38 aconteceram na copa libertadores da américa,com 13 vitórias do Peñarol,15 empates e 10 vitórias do Nacional.o primeiro jogo na era profissional,aconteceu no dia 7 de agosto de 1932 com uma vitória do Peñarol por 2 a 0.

Opinião

Aepsar da discussão de quando começou o derby,esse é um dos clássicos mais disputados de toda américa do sul.e quando se enfrentam,sempre tem muita emoção,violencia,e também muitos gols.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

São Paulo x Palmeiras:o tradicional Choque-Rei

Ser o terceiro maior clássico entre times de uma mesma cidade pode, a princípio, não parecer grande coisa. Pode, mas não se a cidade em questão for São Paulo. A maior metrópole do Hemisfério Sul do planeta também é sinônimo de força no futebol, reunindo três dos clubes mais vencedores do Brasil. Por isso mesmo, se o confronto entre São Paulo e Palmeiras é até menos tradicional que os outros dois que envolvem o Corinthians, ele de longe não pode ser desprezado. Afinal, os dois times da capital colecionam dez títulos nacionais, 43 regionais,4 libertadores e outros titulos internacionais e contam, respectivamente, com a terceira e quarta maiores torcidas do país.
São cerca de 25 milhões de pessoas que param sempre que o confronto se realiza. O Choque Rei, como é conhecido, também traz outras duas marcas que o diferenciam dos demais no Estado: é um clássico historicamente equilibrado – apesar da vantagem Tricolor em jogos pela Libertadores – e que é até hoje cercado por um clima de animosidade iniciado após uma disputa entre dirigentes ainda na década de 1940.
Origens

Antes de trocar o nome para Palmeiras,o Palestra Italia era uma das forças do Estado.fundado por membros da colonia Italiana,em 1914,tinha como seu principal rival,o Corinthians,com quem teve e até tem uma feroz rivalidade.passaram-se 16 anos para acontecer o primeiro clássico contra o recém-fundado São paulo FC.a primeira final disputada entre eles,aconteceu no paulistão de 1930,com vitoria do time Alviverde.

Mesmo com o título de 1931,o São Paulo passou por momentos conturbados,e seus sócios aprovaram uma fusão que resultou no fechamento do departamento de futebol.o retorno só aconteceu em 1935,época em que o Palestra Italia dominava o campeonato paulista,com os titulos de 1932,1933,1934 e 1936.

Em 1942,tem inicio a 2°guerra mundial.após declarar apoio aos aíses contra o eixo,o presidente Getulio Vargas proibiu os times de manterem ligações com os países inimigos.houve indicios de que o São Paulo pressionou,nos bastidores,a mudança de nome do Palmeiras.mas na verdade,foi uma ordem de Getulio Vargas.para evitar punições e até um possivel fechamento,o Palestra Italia mudou o seu nome para Palmeiras.

No mesmo ano,ja com o novo nome,agora sem o vermelho e 100% alviderde,o Palmeiras foi campeão paulista,justamente contra o São paulo.o jogo não ficou marcado pelo futebol apresentado pelas equipes,e sim a violência e o abandono dos jogadores do São Paulo por conta de um penalti nao marcado no segundo tempo.

Números

Desde 1930,aconteceram 298 confrontos,com 102 vitórias do tricolor,98 vitórias do Palmeiras e 98 empates.a maior goleada do São Paulo aconteceu em 26 de março de 1939 pelo campeonato paulista,na Rua Javari,na Mooca.o jogo terminou 6 a 0 pro tricolor.
A maior goleada do Palmeiras aconteceu no estádio do Pacaembu,no dia 19 de maio de 1965,pelo torneio Rio-São Paulo.o jogo terminou 5 a 0 para o alviverde.
O maior público pagante do clássico aconteceu no dia 17 de junho de 1979,em jogo pelo campeonato brasileiro.119.113 pagantes.

Artilheiros

Os maiores artilheiros da história do clássico foram Müller,com 12 gols e Evair com 9 gols

Curiosidades

A disputa entre Palmeiras e São Paulo não fica restrita apenas as 4 linhas.na sala de trófeus,há também uma boa disputa.o São Paulo tem 6 titulos brasieiros,3 libertadores,3 mundiais e 21 titulos paulistas.já o Palmeiras tem 8 campeonatos brasileiros,1 libertadores e 22 titulos paulistas.


  • O Palmeiras já ganhou 6 decisões de campeonato diretas contra o São Paulo: Os Paulistões de 1933, 1942, 1944, 1950 e 1972, todos torneios em pontos corridos, e o Brasileirão de 1973, definido num quadrangular final.


  • O São Paulo já derrotou o Verdão em 3 decisões diretas, quais sejam: os Paulistões de 1943, 1971 e 1992, sendo apenas a última por meio de uma final, disputada em dois jogos.


  • O Palmeiras já eliminou o São Paulo por 5 vezes em confrontos diretos: no Paulistão de 2008 e 1995 e nos Brasileirões de 1993 e 2000, além do Troféu Ramón de Carranza em 1993. Eliminou ainda o São Paulo na semifinal do Paulistão de 1988, num grupo que ainda tinha Santos e Corinthians.


  • O São Paulo já eliminou o Verdão de um torneio, em confrontos diretos, por 10 vezes: nos Paulistões de 1978, 1987 e 1998, no Torneio Rio-São Paulo de 1998 e 2002, no Supercampeonato Paulista de 2002, na Copa do Brasil de 2000 e nas Libertadores de 1994, 2005 e 2006.


  • O maior tabu entre ambos ainda está em vigor. O São Paulo nunca perdeu para o Palmeiras em Libertadores da América. O primeiro jogo foi em 1974. São 8 vitórias do São Paulo e 2 empates. Assim, há um tabu de 36 anos, porém, ambos os times não costumam se enfrentar anualmente na competição. O último encontro aconteceu em 2006.


  • Um tabu envolvendo uma sequência de jogos mais regular foi imposto pelo Palmeiras ao São Paulo no Campeonato Brasileiro, entre 1973 e 2000. Foram 26 anos sem vitórias do tricolor sobre o alviverde, sendo que, entre 1979 e 1984, o clássico não foi disputado nesta competição.


  • O Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi desde 2002, quando o time alviverde ganhou de 4 a 2 no Torneio Rio-São Paulo


  • Opinião

    Na minha pinião,esse é um dos clássicos mais emocionantes na cidade de São Paulo.atrás apenas do derby e do majestoso.a rivalidade se tornou constante nos ultimos anos,após as ultimas decisões envolvendo ambos.principalmente na libertadores,é um histórico cheio de belos jogos.e tem tudo pra ser daqui a alguns anos o maior clássico de São Paulo.

    sábado, 10 de dezembro de 2011

    Barcelona x Real Madrid:o superclassico espanhol

    Muitas rivalidades que existem hoje em dia,vão alem das 4 linhas.um desses clássicos é o derbi entre Barcelona e Real Madrid.é o maior clássico da Espanha e um dos maiores do mundo,pois envolve também a politica.o Real Madrid é ligado a realeza e o poder.já o Barcelona representa a cultura,o povo catalão e tambem a autodeterminação.por isso existe essa rivalidade,pois são de filosofias direfentes.

    
    Origem do Derbi

    O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu no dia 13 de maio de 1902 nas semi-finais da antiga copa de la coronación(hoje copa do rei) e terminou com vitória do Barcelona por 3 a 1.
    Apesar disso,a rivalidade só começou mesmo,na década de 30 com a instalação da ditadura espanhola imposta pelo ditador Francisco Franco.o povo da Catalunha começa a sofrer repressão imposta pelo ditador.isso chegou até mesmo aos jogadores do Barcelona que chegaram a ser ameaçados de serem mortos pelo ditador caso derrotassem o Real Madrid.por causa disso,os merengues foram imbativeis antes da segunda guerra mundial.
    Segundo algumas interpretações, o ditador Francisco Franco tolerava as manifestações pró-Catalunha nas partidas do Barcelona, onde costuma ser cantado o hino da Catalunha e desfraldadas diversas bandeiras catalãs, pois seria mais fácil controlar os manifestantes reunidas em um estádio de futebol do que espalhados pelas ruas

    A rivalidade veio a tona mesmo foi em 1953 quando o argentino Alfredo Di Stefano,então jogador do Barcelona,foi convencido pelo ditador Franco a trocar a Catalunha por Madrid.isso só fez aumentar ainda mais a rivalidade que já existiam entre os dois.Alfredo ganhou as 5 ligas dos campeões consecutivas que os merengues levaram de 1956 até 1960
    Números do confronto

    Desde o dia 13 de maio de 1902,já aconteceram 247 confrontos,com 103 vitórias do Barcelona,90 vitórias do Real Madrid e outros 54 empates.a maior goleada do Real Madrid foi em 1943 com uma vitória por 11 a 1 no Santiago Bernabeu.a maior goleada do Barcelona aconteceu em 1951.vitória por 7 a 2 no Camp Nou.o maior empate aconteceu no dia 10 de janeiro de 1943.5 a 5.

    O maior artilheiro da história do Clássico é Alfredo Di Stefano com 18 Gols

    Jogadores Que Estiveram Nos Dois Lados

    No futebol,sempre existem os jogadores que vestem a camisa do time rival,os chamados"vira casaca".na história de Real e Barça não é diferente.vários jogadores já jogaram pelos dois lados.o mais famoso deles é o meia Luis Figo que,ao deixar o Barcelona em 2000,assinou contrato com o Real Madrid.no primeiro clássico após a ida para o clube merengue,Figo foi recebido de forma hostil pela torcida Catalã com garrafas,bolinhas de golfe,pilhas e até uma cabeça de porco(que é tratada na Espanha como forma de Traição).

    Abaixo,uma lista com todos os jogadores que já jogaram em ambos os lados:

    • Espanha Alfonso Albéniz (Barcelona para Real, 1902)
    • Espanha Luciano Liz Raga (Real para Barcelona, 1905)
    • Inglaterra Charles Wallace (Barcelona para Real, 1906)
    • Espanha Josep Quirante (Barcelona para Real, 1906)
    • Espanha Alfonso Albéniz (Barcelona para Real, 1911)
    • Espanha Arsenio Comamala (Barcelona para Real, 1911)
    • Polônia Walter Rozitsky (Barcelona para Real, 1913)
    • Espanha Ricard Zamora (Barcelona para Espanyol, depois Real, 1930)
    • Espanha Josep Samitier (Barcelona para Madrid, 1932)
    • Espanha Hilario Juan Marrero Pérez (Real para Valencia, depois Barcelona, 1939)
    • Espanha Alfonso Navarro (Barcelona para Real, 1950)
    • Argentina Alfredo di Stéfano (Barcelona para Real, 1953)
    • Espanha Justo Tejada (Barcelona para Real, 1961)
    • Espanha Jesús Pereda (Real Madrid para Real Valladolid, depois Sevilla, depois Barcelona, 1961)
    • Brasil Evaristo de Macedo (Barcelona para Real, 1962)
    • Bélgica Fernand Goyvaerts (Barcelona para Real, 1965)
    • França Lucien Muller (Real para Barcelona, 1965)
    • Espanha Lorenzo Amador (Real para Hércules, depois Barcelona) (1980)


  • Alemanha Bernd Schuster (Barcelona para Real, 1988)


  • Espanha Luis Milla (Barcelona para Real, 1990)


  • Romênia Gheorghe Hagi (Real para Brescia, depois Barcelona) (1991)


  • Espanha Fernando "Nando" Muñoz (Barcelona para Real, 1992)


  • Espanha Julen Lopetegi (Real para Logroñés, depois Barcelona, 1994)


  • Dinamarca Michael Laudrup (Barcelona para Real, 1994)


  • Croácia Robert Prosinečki (Real para Real Oviedo, depois Barcelona, 1995)


  • Espanha Miquel Soler (Barcelona para Sevilla, depois Real, 1995)


  • Espanha Luis Enrique (Real para Barcelona, 1996)


  • Espanha Daniel García Lara (Real para Real Mallorca, depois Barcelona, 1999)


  • Portugal Luís Figo (Barcelona para Real, 2000)


  • Espanha Albert Celades (Barcelona para Celta Vigo, depois Real, 2000)


  • Espanha Alfonso Pérez (Real para Real Betis, depois Barcelona, 2000)


  • Brasil Ronaldo (Barcelona para Internazionale, depois Real, 2002)


  • Camarões Samuel Eto'o (Real para Real Mallorca, depois Barcelona, 2004)


  • Argentina Javier Saviola (Barcelona para Real, 2007)



  • Curiosidades

    Na final da copa do Rei de 1968,após vitória do Barcelona por 1 a 0 no Santiago Bernabéu , houve muitas  reclamações por um possível pênalti não assinalado a favor do Real Madrid.revoltados, o público madridista começou a atirar garrafas e diversos objetos no gramado, causando tanto tumulto que desde então foram proibidas vendas de garrafas nos estádios espanhóis.


    Luis Enrique, um dos jogadores que passaram pelos dois clubes, foi quem mais jogou clássicos, com 22 partidas, sendo treze com a camisa do Barcelona e nove com a do Real Madrid. Ao todo, trinta e três futebolistas jogaram nos rivais, sendo vinte e dois deles após a "traição" de Di Stéfano. Destes 22, onze em transferências diretas.

    Na época de ouro do Real Madrid CF, na temporada 1962/1963, os merengues aplicaram 5 a 1 no Barça em pleno Camp Nou.
    Na temporada 1973/1974, o FC Barcelona conquistou a maior goleada no Estádio Santiago Bernabéu, por 5 a 0, com uma atuação estupenda do holandês Johan Cruijff.
    Em 2003 o Real Madrid CF quebrou o jejum de vinte anos sem vitórias no Camp Nou.
    Em 2004/2005,o brasileiro Ronaldinho Gaúcho é aplaudido de pé no Santiago Bernabéu, após o 3 a 0 que o Barcelona aplica no Real, com uma atuação estupenda deste jogador.
    Em 2007/2008 , o Real Madrid FC aplica uma goleada de 4 a 1 no Barcelona , no Santiago Bernabéu.
    Em 2008/2009, o FC Barcelona consegue um resultado historico ao vencer o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu pelo placar de 6 a 2.
    Em 2010/2011, o FC Barcelona consegue um resultado historico ao vencer o Real Madrid no Camp Nou pelo placar de 5 a 0.
    Em 2010/2011, o Real Madrid FC ganha do FC Barcelona no Estádio Mestalla pela final da Copa do Rei por 1 a 0
    Em 2010/2011, o FC Barcelona eliminou o Real Madrid FC na semi-final da Champions League, vencendo o primeiro jogo no Santiago Bernabéu por 2 a 0, com dois gols de Lionel Messi e empatou segundo jogo no Camp Nou. No dia 28 de maio de 2011 o FC Barcelona se sagrou tetra campeão da Champions ao bater o Manchester United.

    
    Títulos

    Na história,Real e Barça são os maiores campeões espanhóis com 31 e 21 titulos,respectivamente.
    O Real Madrid é o maior campeão da uefa champions league,com 9 titulos,sendo 5 consecutivos(em 1956,1957,1958,1959,1960,1966,1998,2000 e 2002) e foi vice-campeão outras 3 vezes(1962,1964 e 1981)

    Já o Barcelona foi campeão 4 vezes(1992,2006,2009 e 2011) e ainda foi vice campeão outras 3 vezes(1961,1986 e 1994)



    Na copa da UEFA,apenas o Real Madrid já levantou a taça.o clube merengue foi campeão em 1985 derrotando o Videoton da Hungria.no jogo de ida,vitória por 3 a 0 na Hungria com gols de Míchel,Saintillana e Jorge Valdano e derrota por 1 a 0 no Santiago Bernabéu

    E também em 1986 derrotando o Colonia da Alemanha.no jogo de ida,no Santiago Bernabéu,vitória por 5 a 1 com gols de Hugo Sánchez,Rafael Gordillo,2 gols de Jorge Valdano e outro e Santillana.o gol de honra dos alemães foi de Klaus Allofs.no segundo jogo,no estádio Olimpico de Berlin,mesmo com a derrota por 2 a 0( gols de Uwe Bein e Ralf Geilenkirchen),o clube da capital espanhola se tornou bi campeão da competição
    Os reis das reviravoltas